Qual é a diferença de casa e lar

01/04/2021

De Isabella Hendrix  

Você sabe a diferença entra casa e lar? A minha percepção é a seguinte: Casa é um endereço. Um lugar que te abriga, que você habita e guarda seus bens materiais. È onde você decora, enfeita e constroe de forma física, os seus sonhos. É onde você se abriga da chuva e se protege do sol. Pode ser pequena, grande, simples ou luxuosa, mas no resumo é tudo matéria. É o que o dinheiro compra. Ou deixa de comprar.

Lar é diferente. Pode ser no mesmo ambiente físico, mas é diferente. É onde você entra e se sente acolhido. É onde o coração repousa depois de um dia de trabalho. É o aroma do café fresco todas as manhãs, e o cheiro das roupas limpas panhadas do varal. É onde você deseja estar quando fica fora por muito tempo. É aquele recanto que você acha inabalável e que ninguém é capaz de te tirar de lá. É pra onde você corre quando o dia acaba e encontra o abraço de um filho, ou o rabo balançando de um cachorro. É aquele lugar que te alimenta, e não apenas mata sua fome. É onde você encontra paz, mesmo envolto de uma vizinhança barulhenta.

Lar é onde o seu coração pulsa quando vai preencher um formulário com o seu endereço. E ao mesmo tempo, ele não tem nada haver com o CEP, mas tem tudo haver com o que te espera nesse lugar.

Lar é amor. É onde você encontra sua esposa preparando o jantar com o cabelo desgrenhado e mesmo assim a considera linda. É onde seus filhos quebram sua caneca do time do coração, e o cachorro come seu chinelo.

É vida. É onde a vida se refaz, a cada dia. E a cada nova vida gerada dentro de um lar é uma esperança de novos lares felizes futuramente. Porque o que aprendemos dentro do nosso lar é sagrado, e fica para sempre em nossa memória.

O que tem sido seu habitar? Uma casa ou um lar?


Publicado na Antologia de contos volume 04